II SAMUEL.
Rei Davi, um homem ruivo.
II Samuel conta a história de Israel após a morte de Saul, retrata o tempo de profetas e reis da nação, focalizando no reinado subsequente de Davi. O livro é centrado na figura de Davi e nas lutas dos pretendentes ao trono de Jerusalém. Abrange o período que vai desde o estabelecimento da monarquia formal até o fim do reinado de Davi, incluindo um período de guerra civil.
Durante esse tempo dos profetas e reis da nação escolhida, Davi se torna rei de Judá e depois de todo Israel, transferindo o reino da casa de Saul para a sua própria dinastia. O ponto mais alto da história em II Samuel é a “Profecia de Natã”, na qual o profeta anuncia que um Messias da família de Davi sempre ocupará o trono de Jerusalém.
O livro também relata os pecados de Davi, como o adultério com Bate-Seba, e as consequências desses atos em sua família.
Máquina de Acabamento Dragão Profissional
O compilado de histórias mostra uma união do povo e uma organização do reino, demonstra a expansão territorial da nação e um exercito corajoso, o livro torna conhecido os pecados não só do rei como dos seus filhos, até o final da vida do maior rei de Israel até a sucessão do seu filho.
II Samuel também apresenta Davi como um construtor, um homem que arriscou sua vida para reunir riquezas para a construção do templo, em glória a Deus. Contudo isso, Davi é retratado como um modelo de autoridade política justa, e a promessa de Deus sobre a descendência de Davi leva à ideologia messiânica no Antigo Testamento.
Davi, apesar de seus pecados, é apresentado em II Samuel como um grande exemplo para os cristãos de todas as idades. Mesmo com suas falhas, Davi viveu de modo produtivo e deixou um legado de bênçãos divinas. Sua história mostra que, mesmo quando caímos em pecado, podemos receber o perdão de Deus e continuar a viver para Cristo. Assim, Davi se torna um exemplo inspirador para os cristãos que desejam viver de forma fiel a Deus, apesar de suas próprias fraquezas e erros.
II REIS.
Terra Arrasada!
II Reis conta a história do final de vida do profeta Elias e o ministério do profeta Eliseu e das várias sucessões dos Reis de Israel e Judá, dando prosseguimento aos acontecimentos narrados no livro de l Reis.
No período dos profetas e reis, menciona a destruição do Reino de Israel, com sede em Samaria, que caiu em poder da Assíria em 722 AC, e a milagrosa resistência do rei Ezequias ao cerco de Senaqueribe.
O livro termina com Nabucodonosor II, rei da Babilônia, destruindo a cidade de Jerusalém em 586 aC e levando os judeus como escravos para a Mesopotâmia, conforme Jeremias profetizou.
Estes livros oferecem uma reflexão crítica sobre a história do povo, dos profetas e reis que governaram a nação eleita: a fidelidade a Deus leva à bênção; a infidelidade leva à maldição, à ruína e ao exílio.