O PROFETA CHORÃO: RESUMO DE JEREMIAS.
O PROFETA CHORÃO: RESUMO DE JEREMIAS.

O PROFETA CHORÃO: RESUMO DE JEREMIAS.

O livro de Jeremias compila as mensagens de Deus transmitidas pelo profeta chorão e é considerado um texto profético. Essas profecias foram ditadas ao seu assistente, Baruque, que se encarregou de registrá-las. É provável que seu auxiliar, Baruque, tenha reunido e organizado grande parte do livro.

A obra reflete não apenas as advertências e ensinamentos do profeta, mas também a sua luta pessoal diante da oposição que enfrentou durante seu ministério.

O livro do profeta chorão relata as revelações que Deus fez a Jeremias sobre o seu povo, e por causa dessas mensagens, Jeremias foi ameaçado por aqueles que não as aceitaram. Jeremias ficou conhecido como “profeta chorão” devido à sua profunda empatia e angústia diante da rebeldia de seu povo.

Neste livro, deparamos com alguns dos governantes mais poderosos e corruptos da história. Jeremias enfatizou que nenhuma nação pode ignorar a lei de Deus ou desafiar sua autoridade sem enfrentar as consequências de suas ações.
 
O PERÍODO.
Jeremias, o profeta chorão, ministrou durante o reinado dos últimos cinco reis do reino do sul: Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. Nesse período, uma nação se dirigiu rumo a uma destruição total, culminando na conquista pela Babilônia.
SUCESSO OU FRACASSO?

As pessoas bem sucedidas desfrutam de uma boa vida, sentem-se financeira e emocionalmente  seguras. Ao partir dessa premissa, Jeremias, o profeta chorão, foi um pobre fracassado. Pois por 40 anos serviu como porta voz de Deus para judá, mas quando falava ninguém o ouvia.

Jeremias não conseguiu sucesso material, era pobre e sofreu diversas privações. Porém no princípio tentou hesitar quando Deus o chamou, mas Jeremias entregou-se ao Senhor e tornou-se um dos líderes espirituais mais determinados da história.

Aos olhos do mundo o profeta não foi um sucesso, Mas para Deus sua fidelidade e obediência foram um sucesso.

Fonte: Freepik.

MINISTÉRIO.

Para espalhar sua mensagem, Jeremias passou diversas adversidades: ele foi jogado em uma cisterna, preso, levado ao Egito contra sua vontade e rejeitado por vizinhos, familiares, sacerdotes, profetas famosos, amigos e reis.

Mesmo com toda oposição e os custos pessoais, o profeta foi fiel e corajoso ao proclamar a palavra de Deus, viveu uma vida solitária, proclamou a mensagem de destruição, anunciando a nova aliança e chorando as mazelas do seu povo.

LIÇÕES.

Jeremias morreu em idade avançada, quando provavelmente ainda se encontrava no Egito; não podemos deixar de extrair de sua vida e ministério algumas lições claras e importantes que se aplicam a todo o povo de Deus no presente.

  1. Em tempos difíceis, precisamos ouvir a Palavra de Deus e lhe obedecer.
  2. Os verdadeiros profetas de Deus geralmente (se não sempre) enfrentam perseguições.
  3. ⁠O verdadeiro patriotismo não é cego para o pecado.
  4. Em suma, os servos de Deus têm fases de dúvida e de fraqueza.⁠
  5. ⁠O mais importante não é o sucesso, mas sim a fidelidade.
  6. ⁠A maior recompensa do ministério é tornar-se semelhante a Jesus Cristo.
  7. ⁠Deus é Rei, e as nações do mundo estão sob seu controle soberano; Não há nada que possa surpreender o Senhor.

https://canaldopregador.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *