Josué foi chamado por Deus para liderar o povo de Israel na conquista da Terra Prometida. A conquista sob o comando do sucessor preparado representou um novo começo para o povo de Deus, após os anos de errância no deserto coberto por Moisés.
Assim como o povo de Israel precisou de uma recomendação naquela época, muitas criaturas de hoje também podem precisar de uma recomendação em suas vidas, retomando sua fé e obediência a Deus. É esse tipo de vida que Deus deseja que tenhamos em nosso tempo. Jesus Cristo, nosso Josué, quer nos conduzir agora à conquista e compartilhar conosco os tesouros de sua herança maravilhosa.
1. O NOVO LÍDER.
Josué, o escravo.
Deus passou vários anos preparando Josué para seu chamado. Ele nasceu na escravidão no Egito e recebeu o nome de Oséias, que significa salvação. Mais tarde, Moisés mudou esse nome para Josué “Jeová é Salvação”.
Josué era da tribo de Efraim e o filho primogênito de Num, Isso significa que sua vida corria perigo na noite de Páscoa. Enquanto estava no Egito, Josué viu os sinais e prodígios que Deus realizou e soube que Jeová era um Deus de poder que cuidaria de seu povo.
Josué, o soldado.
Josué era um general com aptidões militares extraordinárias. O primeiro ato oficial de Josué registrado nas Escrituras é sua derrota para os amalequitas, quando estes atacaram Israel cerca de dois meses depois do êxodo de Israel do Egito.
Onde Josué aprendeu a usar a espada e a comandar um exército? Sem dúvida, havia recebido dons especiais do Senhor, mas até mesmo os dons celestiais precisam ser descobertos e desenvolvidos num contexto aqui na terra.
O escritor indica que Deus havia escolhido Josué para um trabalho especial no futuro, sendo ele um sucessor preparado. Apesar de Josué não saber disso, a batalha contra Amaleque foi um tempo de prova durante o qual Deus examinou sua fé e coragem, foi uma preparação para as muitas batalhas que ele ainda iria travar na Terra Prometida.
Josué, o servo.
Josué foi chamado de “servo de Moisés”, indicando que ele era um assistente oficial do líder de Israel naquela época. Isso mostra que Josué não era apenas um bom guerreiro, mas também tinha um profundo conhecimento do Deus de Israel e das leis divinas dadas por meio de Moisés. Ao analisarmos a história de Josué, fica claro que o segredo de suas vitórias não reside apenas em sua derrota com a espada ou em suas habilidades militares. O verdadeiro segredo estava em sua submissão à Palavra de Deus e ao próprio Deus da Palavra.
Josué não era apenas um grande estrategista militar, mas também um devoto adorador de Deus. Ele sabia viver na presença do Senhor e dependia da orientação divina para suas conquistas. O zelo de Josué não se limitava apenas à glória de Deus, mas também à honra e autoridade de seu mentor, Moisés. Vale a pena observar que, na ocasião da divisão da Terra Prometida depois da conquista, Josué tomou sua parte para si por último.
Não Perca Tempo! Aprofunde Seu Conhecimento Bíblico Hoje Mesmo
Josué, o espia.
Após 40 dias explorando a Terra Prometida, os 12 espiões serão enviados por Moisés com seu relatório. Eles confirmam que a terra era realmente boa, “uma terra que mana leite e mel”, Trouxeram frutos como prova da fertilidade da região. No entanto, dez dos espiões desanimaram o povo, dizendo que os habitantes da terra eram muito fortes e que Israel não teria condições de conquistá-la. Em contraste, Josué e Calebe incentivaram o povo a confiar em Deus e a entrar na terra, pois Ele os capacitaria a vencer o inimigo.
Josué não era cego para a realidade da situação que o povo de Israel enfrentaria ao entrar na Terra Prometida. Ele sabia dos desafios e dificuldades que ficariam pela frente, como os povos migrantes que habitavam a região. No entanto, Josué não permite que esses problemas abalassem sua fé em Deus e sua confiança na promessa divina de dar aquela terra aos israelitas. Os líderes devem saber não apenas quando conquistar vitórias, mas também quando aceitar derrotas.
Josué, o sucessor.
Ao longo daquela jornada pelo deserto, Deus estava preparando Josué, que seria o sucessor preparado, para seu ministério como sucessor de Moisés. Quando Israel derrotou Ogue, rei de Basã, Moisés usou essa vitória para encorajar Josué a não temer os inimigos. Em sua última mensagem a Israel, Moisés disse ao povo que Deus usaria Josué para derrotar seus inimigos e ajudá-los a apropriar-se da herança.
2. A NOVA TERRA.
A Terra Prometida.
Deus prometeu a Abraão que lhe daria essa terra e confirmou essa promessa a Isaque, Jacó e a seus descendentes, A narrativa do êxodo apresenta várias reafirmações dessa promessa. Israel era “proprietário” da terra em função da aliança que Deus, em sua graça, havia feito com Abraão, Enquanto os israelitas obedeceram à lei de Deus, o Senhor os abençoou, e eles prosperaram na terra.
Infelizmente, após a conquista da Terra Prometida sob a liderança do sucessor preparado, o povo de Israel não é fiel a Deus. Eles deram as costas ao Senhor e se voltaram para a adoração de ídolos e deuses estrangeiros. Como consequência dessa infidelidade, Deus disciplinou Seu povo, eles enfrentaram invasões, opressão e dificuldades, pois Deus os entregou nas mãos de seus inimigos.
Finalmente, Deus permitiu que os israelitas fossem levados para o exílio na Babilônia, essa foi uma época de grande sofrimento e disciplina para o povo de Israel, após o período de cativeiro, os israelitas retornaram à sua terra. No entanto, eles nunca mais recuperaram totalmente a glória e as bênçãos do passado.
Em várias passagens da Bíblia, a Terra Prometida é descrita como “a terra que mana leite e mel”. Esta expressão é um provérbio que simboliza “terra de abundância”, um lugar de pastos tranquilos e jardins onde os rebanhos podem pastar e as abelhas coletam pólen para produzir mel.
Torne o Aprendizado Bíblico Infantil Único e Significativo!
Nosso material bíblico infantil é indispensável tanto para os pais como para educadores que desejam tornar o aprendizado da Palavra de Deus uma experiência única e significativa para as crianças!
3. A NOVA VIDA.
O Livro que tem o nome do sucessor preparado, Josué, registra batalhas, derrotas, pecados, fracassos, e não haverá nada disso no céu. Ilustra como o cristão de hoje pode deixar para trás a antiga vida e entrar em sua rica herança em Cristo Jesus.
Esse “descanso em Canaã” é um retrato do descanso que os cristãos experimentam quando entregam tudo a Cristo e apropriam-se de sua herança pela fé.
A vida cristã vitoriosa não é um triunfo definitivo que dá cabo de uma vez por todas de todos os nossos problemas. Conforme Israel ilustra no Livro de Josué, a vida cristã vitoriosa é uma série de conflitos e de vitórias, ao derrotarmos inimigos consecutivos e nos apropriarmos cada vez mais de nossa herança para a glória de Deus.