O LIVRO DA SABEDORIA: PANORAMA DE PROVÉRBIOS.
O LIVRO DA SABEDORIA: PANORAMA DE PROVÉRBIOS.

O LIVRO DA SABEDORIA: PANORAMA DE PROVÉRBIOS.

PROVÉRBIOS.

O livro da sabedoria consiste em um conjunto de frases curtas e ditados que resumem ensinamentos.

O livro é um exemplo da tradição de sabedoria bíblica e levanta questões sobre valores, comportamento moral, o significado da vida humana e uma conduta direita.

Buscar a sabedoria é a essência e um dos objetivos da vida espiritual.

Fonte: Freepik.

1. QUAL É O TEMA CENTRAL DO LIVRO DE PROVÉRBIOS?

Essa pergunta pode ser respondida com uma palavra: sabedoria. O objetivo do livro é nos ajudar a adquirir e a colocar em prática a sabedoria de Deus nas decisões e atividades da vida diária.

O escritor do Livro de Provérbios se debateu com algumas das perguntas mais profundas e desafiadoras da vida, buscando compreender os problemas existenciais do ponto de vista de Deus. Essa postura reflexiva e de busca por sabedoria divina é algo que o Senhor espera de nós, seus seguidores. Ele deseja que nos forcemos intelectualmente e nos dediquemos com seriedade à reflexão enquanto estudamos sua Palavra. 

No antigo Oriente Próximo, a sabedoria era considerada um bem precioso, e todo governante possuía “sábios” que costumavam ser consultados antes de tomar decisões críticas. 

O Livro da sabedoria nos convida a adotar uma postura de busca pela sabedoria de Deus, refletindo sobre as questões fundamentais da existência e buscando compreendê-las à luz da perspectiva divina. 

Entender o Livro de Provérbios pode nos ajudar a andar como sábios, aplicando a sabedoria em nossas vidas. Embora a escolaridade e o conhecimento sejam importantes, eles não são suficientes por si só. Precisamos também desenvolver o conhecimento, que é a capacidade de usar o conhecimento de maneira apropriada e eficaz. 

A sabedoria vai além do simples conjunto de informações. Ela envolve discernimento, prudência e a habilidade de tomar as melhores decisões, especialmente em situações complexas. Enquanto o conhecimento nos fornece os fatos e as informações, a sabedoria nos capacita a aplicá-los de forma sábia e proveitosa em nossas vidas. As pessoas sábias têm a competência necessária de captar o significado de uma situação e de compreender o que fazer e como fazer – da maneira correta e no momento mais apropriado.

A sabedoria bíblica tem como ponto de partida um relacionamento correto com o Senhor. A pessoa sábia acredita que existe um Deus, que ele é o criador e governante de todas as coisas e que incutiu na natureza uma ordem divina; se esta é obedecida, conduz, por fim, ao sucesso.

A Chave da Prosperidade: Liberte-se da Escassez e Alcance a Abundância

Você está cansado de viver com medo da escassez e da falta? Você deseja descobrir as segredos para alcançar os benefícios em todas as áreas da sua vida? Então este ebook é a resposta que você estava procurando!

2. QUEM ESCREVEU O LIVRO DE PROVÉRBIOS E COMO ELE FOI ESCRITO?

AUTOR.

Tradicionalmente, atribui-se o Livro da Sabedoria ao rei Salomão, filho de Davi. Deus concedeu a Salomão uma sabedoria extraordinária, de tal forma que pessoas dos confins da Terra iam a Israel para ouvi-lo e voltavam para casas maravilhadas. O rei Salomão proferiu mais de 3 mil provérbios, sendo que a maioria deles não se encontra neste livro. O Espírito Santo escolheu apenas os provérbios que o povo de Deus compreenderia e obedeceria em todas as eras.

Porém, outros servos guiados pelo Espírito de Deus também participaram da composição do livro. Os “homens de Ezequias” eram um grupo de estudiosos do tempo do rei Ezequias que compilaram o material registrado nos capítulos 25 a 29. 

Em Provérbios 30 e 31, vemos também “Agur, filho de Jaque” e o “rei Lemuel”, apesar de muitos estudiosos acreditarem que “Lemuel” era outro nome de Salomão. 

ABORDAGEM. 

Acredita-se que o termo provérbio vem do latim proverbium, que significa “um conjunto proposto de palavras” ou “um ditado que apóia um argumento”. É possível, ainda, que tenha origem nos termos em latim pro ( em lugar de ou em favor de ) e verba ( palavras ), ou seja, uma declaração curta no lugar de uma porção de palavras.

O termo hebraico mashal é traduzido por “provérbio”, “parábola” ou mesmo “alegoria “, mas seu significado básico é “uma comparação”. Vários provérbios de Salomão são comparações ou contrastes e alguns deles apresentam as comparações usando o advérbio “melhor”.

Ao longo dos séculos, inúmeros ditados e provérbios foram compilados e transformados em livros, mas nenhuma coleção é mais importante do que o Livro de Provérbios. Uma vez que Deus inspirou este livro, ele faz parte da revelação divina e relaciona as questões da vida humana com Deus e com tudo o que é eterno. Diferentemente de outras coleções de provérbios, o Livro de Provérbios não se limita aos sábios conselhos práticos, mas os fundamenta na sabedoria e no caráter de Deus.

Portanto, o Livro da sabedoria se destaca como uma obra única, pois reflete a sabedoria de Deus e não apenas a sabedoria humana. Os autores do Novo Testamento citam os Provérbios Bíblicos, que, portanto, têm aplicação prática para a vida dos cristãos.

3. O QUE ESTE LIVRO DIZ SOBRE JESUS CRISTO?

Salomão foi o governante mais sábio que já existiu, e, no entanto, Jesus é “maior do que Salomão”. A vida de Jesus Cristo na Terra serve como o padrão que o povo de Deus deve seguir, exibindo as mais elevadas qualidades da sabedoria e da virtude. Jesus Cristo é o exemplo perfeito de sabedoria, prudência, justiça e amor, conforme descrito em Provérbios. 

Portanto, o Livro da Sabedoria apresenta um padrão de sabedoria que é exemplificado na vida de Jesus Cristo, que os crentes devem seguir.

https://canaldopregador.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *