RESUMO DE OBADIAS.
O livro apresenta profecias contra homens nocivos que eram inimigos do povo de Deus, os edomitas; O livro denuncia a maldade de Edom e declara que receberiam o justo castigo que os seus atos mereciam.
Obadias é o menor livro do Velho Testamento; Ele trata do relacionamento entre Edom e Israel, ou seja, entre os descendentes de Esaú e os descendentes de Jacó, ambos filhos de Isaque.
Uma das lições desse livro é que Deus sempre abate o orgulhoso, e outra é que nunca devemos nos alegrar com a desgraça alheia, nem mesmo dos nossos inimigos.
Fonte: Freepik.
OBADIAS EM SUA ÉPOCA.
Obadias significa “aquele que adora a Deus”; temos poucas informações sobre esse profeta.
A época em que acontece os relatos não são um consenso.
Os temas desenvolvidos por Obadias são: o mal causado pelos longos conflitos familiares; a certeza de que as pessoas mais cedo ou mais tarde sofrem pela forma como trataram os outros; e a certeza de que os inimigos de Israel seriam derrotados e de que o reino seria estabelecido na terra.
Domine o eSocial de uma vez por todas com este curso completo e atualizado
RESUMO DE JONAS.
Jonas era um profeta, alguém que conhecia o Senhor e que já era um mensageiro de Deus; Sua missão era ir a uma grande cidade que estava muito corrompida pela maldade e pelo pecado.
Como esse povo era inimigo de Israel, Jonas ficou com medo, não quis obedecer a Deus e fugiu. Assim, de forma inusitada, Deus resgatou Jonas e fez com que ele voltasse e anunciasse sua mensagem.
Quando Nínive se arrepende e Deus muda de ideia não a destruindo, Jonas fica tão decepcionado, irado e aborrecido que chega a pedir a morte.
Fonte: Freepik.
JONAS EM SUA ÉPOCA.
Jonas foi uma pessoa real, um profeta judeu de Gate-Hefer, Zebulom, que ministrou no reino do Norte, Israel, durante o reinado de Jeroboão II; Jesus também considerou Jonas um personagem histórico.
O reinado de Jeroboão II foi um tempo de grande prosperidade para Israel. A nação retomou territórios que havia perdido e expandiu tanto suas fronteiras quanto sua influência; mesmo que estivesse em declínio moral e espiritual.
Ao tempo em que teve um ministério em Nínive, uma importante cidade da Assíria, Jonas também ministrou a Israel por meio de seu pequeno livro.
Jonas ministrou a palavra de redenção para homens nocivos a Israel.
Descobriu a compaixão de Deus por outros fora de Israel, até mesmo por seus inimigos.
O Livro de Jonas exalta a soberania de Deus bem como sua misericórdia e amor. Jeová é o “Deus da segunda chance”, até mesmo para os profetas rebeldes.