RESUMO
Esse livro é muito poético, é a canção de amor, também é chamado de “Cântico dos cânticos”, ou seja, é um conjunto dos melhores cânticos escritos por Salomão.
É o único por celebrar o amor sexual. Ele dá “voz para dois amantes que se elogiam e se desejam com convites para o prazer mútuo”.
A tradição judaica o interpreta como uma alegoria da relação entre Javé e Israel. A tradição cristã, além de apreciar o sentido literal, de uma canção romântica entre um homem e uma mulher, interpretou também o poema como uma alegoria de Cristo e sua “noiva”, a Igreja Cristã.
O livro trata do amor e do casamento, e, na cultura hebraica, durante uma semana de celebrações do matrimônio, as pessoas tratam o noivo e a noiva como um rei e uma rainha.
O tema do livro é o amor, a maior de todas as virtudes; Salomão compreendeu as alegrias e virtudes do amor conjugal e escreveu este livro tão belo.
Este livro possui diversas nuances teológicas, sendo uma canção de amor que tem como seu tema principal a excitação e o prazer do sexo, do amor e do casamento, três dádivas de Deus. O povo de Israel aceitava com prazer as dádivas divinas do sexo e do casamento e não se envergonhava de admiti-lo.
Cântico dos Cânticos tem muito a nos ensinar sobre a dádiva dos prazeres do amor e do sexo que Deus concede aos homens e mulheres. Também apresenta os padrões determinados por Deus para o casamento, ilustrando os privilégios maravilhosos e as responsabilidades sérias que o marido e a esposa têm para com Deus e um para com o outro.
Os judeus não permitiam que os mais jovens e imaturos lessem o livro.
O livro desenvolve-se ao ar livre, usando várias imagens da natureza e o amor entre o homem e a mulher encaixa-se perfeitamente nesse contexto.
Deus nos deu a natureza toda como uma dádiva e convidamo-la para glorificá-Lo, incluindo a natureza humana e o maravilhoso presente da sexualidade.
Os rabinos consideravam – no um livro que exaltava o amor humano e o lugar apropriado do sexo no casamento.
Também viam o livro como uma ilustração do amor de Deus por seu povo, Israel, e seu desejo de compartilhar um amor mais profundo com eles. Os intérpretes cristãos usam essa mesma abordagem.