O LÍDER ESCRIBA: PANORAMA DE ESDRAS.
O LÍDER ESCRIBA: PANORAMA DE ESDRAS.

O LÍDER ESCRIBA: PANORAMA DE ESDRAS.

O Livro do líder escriba, Esdras, é um dos livros da terceira divisão da Bíblia hebraica ( Ketuvim).

Originalmente combinado com Neemias num único livro, os dois foram separados nos primeiros séculos da era cristã.

Esdras foi um líder escriba, que foi emissário do rei e um professor da lei dos judeus.

O livro de Esdras dá sequência a 2 Crônicas como uma história do povo judeu, registrando o retorno deste povo à sua terra após o cativeiro.

Esdras, o líder escriba, apresenta o fato de Deus ter inspirado um rei da Pérsia a nomear um líder da comunidade judaica para realizar uma missão; três líderes sucessivos realizam três destas missões: a primeira é reconstruir o Templo, a segunda, purificar a comunidade judaica e a terceira, selar a cidade sagrada de Jerusalém reconstruindo a sua muralha.

O livro está dividido em duas partes, a primeira contando a história do primeiro retorno dos exilados, do primeiro ano de Ciro, o Grande até a finalização e de dedicação do novo Templo de Jerusalém no sexto ano de Dario.

A segunda contando a missão subsequente de Esdras a Jerusalém e sua luta para purificar os judeus do que o livro chama de “pecado do casamento com não-judeus”. 

 

Descubra o Fone de Ouvido Esportivo Thinkplus Lenovo XT80, a escolha perfeita para quem busca qualidade, conforto e resistência!

Não perca a chance de melhorar sua experiência auditiva. Adquira e aproveite cada momento com qualidade e estilo!

 

PROPÓSITO.

Mostrar a fidelidade de Deus e como Ele manteve sua promessa de restaurar o seu povo à Terra Prometida.

RETORNO LIDERADO POR ZOROBABEL.

Zorobabel foi reconhecido como um líder dentre os exilados, porém sempre precisava ser encorajado e mesmo assim permitiu que os trabalhos fossem parados por conta da oposição.

Tendo finalmente recebido a chance de retornar à sua terra natal, o povo começou a reconstruir o Templo, sendo interrompido pela oposição de seus inimigos. A obra de Deus no mundo sofre constante oposição. Não devemos ficar desanimados e desistir, como os recém-chegados do exílio fizeram a princípio; mas prosseguir corajosamente diante das dificuldades, como eles também fizeram depois de serem encorajados pelos profetas.

O RETORNO LIDERADO POR ESDRAS.

Esdras, líder escriba, retornou a Jerusalém quase 80 anos depois de Zorobabel, e descobriu que o povo havia se casado com pagãos ou estrangeiros.

Isto corrompeu a pureza religiosa do povo e colocou o futuro da nação em perigo. Os crentes em nossos dias devem tomar cuidado, pois sua comunhão com Deus pode ser prejudicada caso adotem as práticas dos incrédulos.

Retorno dos judeus.

Ao retornarem à terra de Israel vindos da Babilônia, os judeus demonstraram sua fé na promessa de Deus de restaurá-los como um povo.

Retornaram não apenas à sua terra natal, mas também ao lugar onde seus antepassados haviam prometido seguir a Deus.

Deus manifesta sua misericórdia a cada geração. Ele compassivamente restaura o seu povo.

Não importa quão difícil seja o nosso “cativeiro”, nunca estamos longe de seu amor e misericórdia. O Senhor nos restaura quando nos voltamos para Ele.

Nova consagração.

Zorobabel liderou o povo na reconstrução do altar e das fundações do Templo. Eles restabeleceram os sacrifícios diários e as festas anuais, e se consagraram novamente a adoração espiritual de Deus.

Restabelecer o altar, o povo estava se comprometendo novamente com Deus e com o seu serviço.

Para crescermos espiritualmente, o nosso compromisso deve ser frequentemente revisto e renovado. Quando nos reconsagramos a Deus, nossa vida se torna um renovado altar para Ele.

Oposição.

A oposição surgiu logo após a supervisão do altar e a colocação da fundação do Templo.

Os inimigos dos judeus usaram de engano para impedir a construção por mais de seis anos.

Finalmente, um decreto decidiu a paralisação total da construção. Esta oposição testou severamente a fé hesitante do povo.
A palavra de Deus.

Os profetas Ageu e Zacarias ajudaram a encorajá-los, enquanto a pregação do líder escriba, Esdras, sobre as Escrituras os edificava.

A Palavra do Senhor deu-lhes o que precisavam para fazer a sua obra.

Nós também precisamos do encorajamento e da direção da Palavra de Deus. Precisamos fazer dela a base de nossa fé e prática, para concluirmos a obra de Deus e cumprirmos as nossas obrigações.

Jamais devemos vacilar em nosso compromisso de ouvir e obedecer à Palavra do Senhor.

https://canaldopregador.com

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *