PROFETA TRAíDO: PANORAMA DE OSEIAS.
PROFETA TRAíDO: PANORAMA DE OSEIAS.

PROFETA TRAíDO: PANORAMA DE OSEIAS.

PANORAMA.

O livro do profeta traído relata a atividade do profeta no Reino de Israel Setentrional, entre o final do reinado de Jeroboão II e a queda de Samaria.

Oséias iniciou seu ministério por ocasião do término do próspero, porém moralmente decadente reinado de Jeroboão II, de Israel (as classes mais elevadas desenvolviam-se bem; porém, oprimiam os mais pobres). Ele profetizou até pouco depois da queda de Samaria, em 722 a.C.

Este foi um período sombrio para Israel : conquistas assírias, quatro reis assassinados, corrupção religiosa e moral.

A pregação do profeta traído tem como ponto de partida uma experiência pessoal tão profunda, que se tornou para ele um símbolo. Ele amava de todo coração a sua esposa, mas ela o deixou para se entregar a outros amantes.

Esse amor não correspondido ultrapassou o nível de frustração pessoal para ser uma enorme força de anúncio: o profeta apresenta a relação entre o Deus, sempre fiel e cheio de amor, povo, que o abandonou e preferiu correr ao encontro dos ídolos.

Assim como Gomer era infiel ao seu esposo Oséias, Israel (Reino do Norte) também se tornou infiel a Deus. Sua idolatria era como uma ao reconhecida prática adúltera.

Oséias emprega muitas imagens da vida cotidiana: Deus é representado como esposo, pai, leão, leopardo, ursa, orvalho, chuva, traça e outros.

 Israel é representado como esposa, pessoa doente, vinhas, uvas, frutas novas, oliveira, mulher em trabalho de parto, forno, orvalho, palha, fumaça e outros.

O profeta traído passa, então, a denunciar todo tipo de idolatria, que ele chama de prostituição. Essa comparação será, a partir de então, uma constante nos escritos bíblicos.

Tais prostituições, segundo Oseias, não consistem somente em adorar imagens de ídolos, mas inclusive em fazer alianças políticas com potências estrangeiras que provocam dependência, exploração econômica e opressão.

Prostituições são também os golpes de Estado que preservam interesses de uma pequena minoria, a confiança no poder militar e nas riquezas e todo tipo de injustiças. 

 

Descubra a Bíblia de Estudo King James 1611 com Estudo Holman – sua ferramenta definitiva para um estudo bíblico profundo e transformador!

Esta edição especial foi cuidadosamente planejada para que você possa explorar as Escrituras de maneira significativa. Com um design colorido e repleto de recursos atualizados, ela integra descobertas arqueológicas e teológicas que enriquecem sua compreensão.

 

O PECADO DA NAÇÃO.

Como Gomer, podemos procurar outros amores — amor ao poder, ao prazer, ao dinheiro ou ao reconhecimento; As tentações deste mundo podem ser muito sedutoras.

Será que somos leais a Deus e permanecemos completamente fiéis a Ele, ou outros amores vieram ocupar seu legitimo lugar?

Oséias advertiu solenemente Judá (Reino do Sul) a não imitar o exemplo de Israel (Reino do Norte).

A ingratidão e a desobediência a Deus certamente resultam em desastre. O Senhor é o nosso único refúgio.

Se endurecermos nosso coração para Ele, não existirá segurança ou salvação em outro lugar.

AMOR DE DEUS.

Assim como Oseias foi à procura de sua esposa infiel para trazê-la de volta, o Senhor também nos procura com seu amor. Esse amor é terno, leal, imutável e jamais perece. A despeito de tudo, Deus ainda nos ama.

Será que você se esqueceu de Deus e se tornou infiel? Não deixe a prosperidade diminuir seu amor por Ele, ou o sucesso cegá-lo para a necessidade de seu amor divino.

RESTAURAÇÃO.

Embora Deus castigue seu povo pelos pecados cometidos, Ele encoraja e restaura os que se arrependem.

O verdadeiro arrependimento abre o caminho para um recomeço. Deus perdoa e restaura.

Ainda existe esperança para os que se voltam para Deus. Nenhuma lealdade, realização ou honra pode se comparar ao amor a Ele.

Volte-se para o Senhor enquanto o convite ainda está de pé. Não importa o quanto você tenha se desviado, Deus sempre está disposto a perdoá-lo.

https://canaldopregador.com

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *