RESUMO DE MIQUÉIAS.
O pequeno profeta escreveu um livro que é direcionado ao povo de Israel e fala sobre a necessidade de arrependimento dos pecados, obediência a Deus e adoração somente a Deus, deixando os outros ídolos de lado.
É uma mensagem relativamente simples: Deus odeia a injustiça social, a violência, a opressão dos ricos sobre os pobres, o ritualismo vazio e a idolatria; porém ama a justiça, a verdade, a humildade, a misericórdia e o perdão.
Há um grande exemplo aqui de que o Senhor Deus vocaciona pessoas de todas as classes sociais, nos mais diversos postos da Terra; Miquéias era um homem de origem humilde, assim como Amós, ele era agricultor.
Fonte: Freepik.
MIQUÉIAS EM SUA ÉPOCA.
No original hebraico, o nome Miquéias é uma forma abreviada de Micaías, que significa Quem é como Jeová?
O profeta era da vila de Moresete, próximo a Gate, foi contemporâneo de Isaías em Judá, e de Amós e Oséias em Israel.
De acordo com Jeremias foi o ministério de Miquéias que incentivou a grande reforma em Judá sob a liderança do rei Ezequias.
A sociedade de Judá estava passando rapidamente de rural para urbana; homens ricos estavam comprando as pequenas propriedades e transformando em latifúndios, ocasionando problemas sociais graves aos pobres da nação.
Miquéias defendeu os pobres oprimidos e repreendeu os ricos opressores por seu egoísmo.
O profeta viu a chegada do julgamento de Israel nas mãos da Assíria, bem como a queda de Jerusalém e Judá para os babilônios.
Procurou chamar os judeus de volta à adoração fiel, à obediência e à sua aliança. Defendeu a justiça social e a preocupação com os desamparados, mas o povo não se arrependeu.
Máquina de Acabamento Dragão Profissional
RESUMO DE NAUM.
O livro é voltado ao povo de Nínive, que, depois de ter se arrependido por causa da profecia de Jonas, voltou a adorar outros deuses e a fazer o mal.
O pequeno profeta alerta o povo para se arrepender novamente, se não o castigo viria sobre eles.
O principal objetivo de Naum foi consolar Judá a respeito da ameaça nacional por parte do Império Assírio.
Fonte: Freepik.
NAUM EM SUA ÉPOCA.
Sabe-se pouco sobre Naum, exceto pelo fato de que era da cidade de Elcos de localização desconhecida.
E foi o profeta de Deus que anunciou a queda de Nínive, a capital do império assírio.
Seu nome significa consolo ou compaixão e sua mensagem sobre o extermínio da Assíria certamente consolou o povo de Judá.
A Assíria estava sempre pairando sobre o pequenino reino de Judá, e ver esse povo impiedoso fora do caminho seria uma grande melhora para a situação de Judá.
Naum dirige sua mensagem especificamente aos assírios, mas o profeta também se preocupa em encorajar o povo de Judá.