Uma reflexão escrita é o livro de Eclesiastes, escrito pelo rei Salomão, contem uma análise de suas experiências e uma conclusão sobre o verdadeiro significado da vida.
A comunidade judaica lê Eclesiastes na comemoração anual da Festa dos Tabernáculos, a celebração alegre da colheita no outono.
O livro de Eclesiastes também é chamado de O Pregador, pois “Eclesiastes” em grego e latim tem esse significado. Salomão, inspirado por Deus, escreveu esse livro.
Eclesiastes claramente endossa a sabedoria como meio para uma vida terrena bem vivida. Seja Contente, pois essa é a essência do Livro de Eclesiastes.
Fonte: Pixabay.
1. VIDA.
Quando Salomão foi coroado rei, pediu a Deus sabedoria, e se tornou o homem mais sábio do mundo e da historia, ele estudou, ensinou, julgou e escreveu, por isso deixou uma reflexão escrita. Reis e lideres de outras nações foram a Jerusalém para aprender com Salomão. mas, com todo seu discernimento, ele não teve o cuidado de seguir os próprios conselhos e começou a perder as forças.
No final dos seus dias, Salomão lembrou de suas atitudes com humildade e arrependimento.
Neste livro, Salomão nos leva a uma jornada reflexiva através de sua vida, explica como tudo o que tentou, testou ou provou tinha sido sem sentido, inútil, sem graça, tolo e vazio, um exercício baseado na futilidade.
A despeito de seu esforço, ele descobriu que a vida sem Deus é uma longa e frustrada busca por prazer, significado e realização.
Lembre-se que esse livro foi escrito por alguém que tinha tudo, grande inteligência, poder e riquezas.
O rei Salomão concluiu que a vida é repleta de dificuldades e de confusões e há muita coisa que ninguém é capaz de entender, quanto mais controlar. E não temos o poder de alcançar a verdadeira felicidade, por que sempre queremos mais do que podemos ter.
Do ponto de vista humano, tudo é vaidade e loucura. Porém, a vida é um dom que recebemos de Deus, e ele deseja que a desfrutemos e usemos para sua glória.
2. VAZIO.
Para curar o Sentimento de vazio, é preciso centrar-se em Deus. O amor Dele pode preencher a falta que o homem sente dentro de si. Tem a Deus e trabalhe em prol de seu reino em vez de ocupar seu tempo e forma egoísta.
Salomão confessou como é vão procurar os prazeres desta vida em vez de construir um relacionamento com o Deus eterno. A busca desenfreada pelo prazer, prosperidade e sucesso é, em ultima análise, decepcionante.
3. TRABALHO E MORTE.
O rei tentou mostrar que a confiança que as pessoas tem nos seus esforços, suas habilidades, e sua sabedoria é vã. O trabalho feito com a motivação errada leva ao sentimento de inutilidade.
Deus lhe deu habilidades e oportunidades para trabalhar de modo que você possa usar seu tempo da melhor maneira possível.
Pelo fato de a vida ser curta, precisamos de uma sabedoria maior do que a que este mundo pode oferecer, precisamos da palavra de Deus para vivermos da melhor forma.
A certeza da morte faz com que o homem não veja sentido nas suas realizações. Mas Deus tem um plano pessoal para cada um de nós que vai além da vida e da morte.
A realidade do envelhecimento e da morte faz com que nos lembremos que o fim vem e Deus julgará a vida de cada pessoa.
4. RESUMO.
Salomão registrou sua vida, deixou uma reflexão escrita e descobriu que ele viveu grande parte dela longe dos caminhos que seu pai, o rei Davi, lhe ensinou.
Porém esse livro, tenta poupar as gerações futuras da amargura de aprender pela própria experiência que a vida longe de Deus não tem sentido.